Perda Auditiva

EFEITOS DA PERDA AUDITIVA

A perda auditiva pode afetar a fala e o desenvolvimento da linguagem em crianças e deixá-los com dificuldade de comunicação quando adultos. Perda auditiva não tratada pode resultar em dificuldades de comunicação, sociais e emocionais.
Comunicação

A consequência mais óbvia da perda auditiva são as dificuldades de comunicação:
- Conversas são menores
- Menor uso do telefone
- Problemas de comunicação com a família, amigos e colegas de trabalho
- Pedir a outros que se repitam com frequência ou manter a conversa sem entendê-la.

Social

Como a habilidade em ouvir piora, muitas pessoas se isolam de interações sociais
- Evitam grupos e estranhos
- Diminuem a eficiência no trabalho
- Silêncio e isolamento

Emocional

Perda auditiva não tratada causa uma série de sentimentos nas pessoas.
- Raiva, frustração
- Falta de concentração
- Depressão
- Embaraço
- Ansiedade
- Incerteza
- Incompetência
- Distanciamento de relações pessoais

Os efeitos do não tratamento da perda auditiva podem aumentar. O uso regular de aparelho auditivo, combinado com práticas efetivas de comunicação, podem ajudar às pessoas com impedimento auditivo viverem total e socialmente envolvidas num mundo cheio de sons.

Fonte: www.unitron.com.br/people/hearingloss/symptoms/effects.htm


O IMPACTO DA PERDA AUDITIVA

Problemas de audição variam muito de pessoa para pessoa, desde a perda auditiva relativamente leve até a surdez profunda. A capacidade auditiva é medida em tons (Hz) e intensidade (decibeís, ou dB). Um adulto com audição normal responde a sons entre 20Hz a 20.000 Hz, com intensidade a partir de 0 dB e 15db. Quando uma intensidade acima de 15 dB é necessária para ouvir e distinguir os sons, existe o que chamamos de perda auditiva. Vários tipos de perda auditiva podem afetar pessoas em qualquer faixa etária. Em crianças, a perda auditiva pode afetar o desenvolvimento da habilidade para se comunicar, se socializar, e aprender. Veja alguns possíveis efeitos da perda auditiva na comunicação:

- Perda mínima (16-25 dB): Perda de aproximadamente 10% da compreensão da fala, principalmente quando há ruído de fundo (ex: sala de aula barulhenta).
- Perda leve (26-40 dB): Sem amplificação de um aparelho auditivo, entre 25% e 50% da compreensão de conversas e discussões pode ser afetada.
- Perda moderada (41-55 dB): Sem amplificação, entre 50% e 100% da compreensão da fala pode ser perdida. A fala é compreendida dentro de certas condições, como conversar face a face, em conversas estruturadas com vocabulário controlado.
- Perda moderada a severa (56-70 dB): Sem amplificação, a fala precisa ser produzida em volume muito alto para ser compreendida. O indivíduo pode perder até 100% da comunicação falada.
- Perda severa (71-90 dB): Sem amplificação, somente vozes bem próximas e em alto volume podem ser compreendidas.
- Surdez profunda (>90 dB): Vibrações são percebidas em lugar de sons. A visão passa a ser mais importante do que da audição na comunicação e na aprendizagem.
- Perda unilateral (em apenas um ouvido): Sons leves ou distantes são menos percebidos, com dificuldade na localização de sons e na compreensão da fala em ambientes ruidosos.

Fonte: http://riosulnet.globo.com/conteudo/7_255782.asp